Quem sou eu

Um publicitário que vive a nostalgia dos anos 70, 80 e 90.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Lembra de Sassá Mutema ?

Personagem vivido pelo glorioso Lima Duarte na novela O Salvador da Pátria, novela produzida e exibida pela Rede Globo de janeiro a agosto de 1989. Foi escrita por Lauro César Muniz. Uma trama ambientada nas cidades fictícias de Tangará e Ouro Verde, que eram rotas do narcotráfico que girava em torno de Sassá Mutema, um bóia fria que acaba sendo cooptado por um fazendeiro, Severo Toledo Blanco. Para evitar um escândulo com sua amante, Marlene, Severo convence Sassá a se casar com ela para criar uma fachada. No entanto, Marlene é assassinada e encontrada morta com Juca Pirama, radialista local que denunciava desmandos das oligarquias e dos traficantes. Interessados em se aproveitar do fato, tanto os fazendeiros(chefiados por Severo) quanto os sindicalistas rurais ligados a Marina Cintra manipulam Sassá para que ele confesse um duplo homicídio que não cometeu. Com a fama, Sassá Mutema acaba convencido a se candidatar a prefeito e se elege, o que desagrada à quadrilha de traficantes, que começa a ameaçá-lo. A novela acompanha a mudança de Sassá, de bóia-fria analfabeto a políticopoderoso, mas ainda um joguete usado ao sabor das conveniências, além do conflito dele com a nova vida, sem falar em seu amor idealista professora Clotilde. Sem dúvida mais um personagem que marcou pelas suas atitudes e forma de falar.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quem lembra do Planet Hemp?

Fruto do underground roqueiro carioca, o Planet Hemp surgiu como uma banda de rap-rock que se propunha a defender a descriminalização da maconha. Famoso por seus turbulentos shows em que até a platéia ia para o palco o Planet Hemp tocou em alguns festivais no Brasil. Os singles "Legalize já", "Mantenha o respeito", "Dig dig Dog (Hempa)", "Queimando tudo", fizeram esta banda sobre o vocal de Marcelo D2, se tornar uma das bandas mais tocadas nas rádios e sem dúvida eletrizar as pistas das baladas. Mas não passaram impunes quando em 1997 foram presos em Brasilia pela acusação de incentivarem o consumo de drogas. Após isso em 1998 eles deram um tempo e foi ai que Marcelo D2 iniciou sua carreira solo. Sem dúvida esta foi uma banda que revolucionou a música. Agora vamos relembrar um de seus grandes sucessos.

Alguém ja teve uma Super 8?

Com certeza esta nova geração que captura imagens através de um celular não deve ter ouvido falar de uma das primeiras filmadoras pessoais lançadas na década de 70. Estou falando nada menos do que a Super 8, um objeto de consumo caseiro que servia para documentar as aventuras da familia, seja aniversario, viagem ou qualquer evento. Era um verdadeiro evento reunir a família para assistir aqueles 20 minutos de imagem capturadas por aquele trambolhinho. Lembro até hoje quando meu tio marcava um almoço ou jantar na casa dele para assistirmos ao que ele havia gravado em alguma de nossas festas de família. Posso dizer que estas imagens assim como esta máquina marcaram a minha infância.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Para os fãs da Disco ai vai uma dica

Acabei de receber este link de um colega do trabalho http://www.youtube.com/disco. O nome do canal é Projeto da Descoberta da Música . Aqui voce vai encontrar varios videos de bandas e cantores da década de 70, 80 e 90 e também da atualidade, além de uma resenha da carreira. É muito facil é só digitar o nome da banda e aguardar a busca dos clipes e adicionar a reprodução. Tem algumas peculiaridades como clipe de banda que não pode ser exibido devido a direito autoral ou proibição da gravadora. Mas vale a pena dar uma passada.

Lembra da polemica Milli Vanilli?

Não sei se alguem lembra mas este fenômeno Milli Vanilli ganhou um Grammy em 1990 como o melhor artista revelação. A dupla de modelos Rob Pitatus e Fabrice Morvan convocados pelo produtor alemão Frank Varian gravaram o disco All or Nothing e estouraram nas pistas e nas rádios e sem dúvida nos BAILES DE GARAGEM, com os singles:  "Girl You Know It's True" , "Girl I'm Gonna Miss You". e "Blame  It on the Rame". Com o infalível pop dançante eles foram muito mais longe do que poderiam imaginar, vendendo milhões de discos. Mas a verdade veio a tona quando descobriram que esta dupla só tinha rostinho bonito, mas na realidade as vozes eram gravadas por cantores de estudio. Não preciso nem dizer que foi cassado o Grammy e o disco foi tirado de criculação pela gravadora. Eles tentaram voltar com as vozes originais mas depois desta polemica, não tiveram sucesso. Agora não dá para desmerecer as músicas e porque não relembrá-las.


 


Assistiu SOS Malibu ?

Nome puramente brasileiro, transmitido aqui no Brasil pela TV Globo e pelo canal Sony, SOS Malibu (nome original Baywatch), foi uma das séries americanas de maior sucesso. A trama trazia as aventuras de uma equipe de salva-vidas de uma praia em Los Angeles. Entre os principais estrelas da série estavam a turbinada Pamela Anderson, David Hasselhoff e Carman Electra. A série teve um total de 242 episódios entre 1989 e 2001.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Balas Sugus é do seu tempo?

O desafio era não devorar o pacote em menos de 10 minutos, sem duvida esta bala era viciante. Os sabores eram laranja, abacaxi, morango, uva e limão. Tinha na embalagem um boneco e era fabricado pela extinta Suchard.

Quem frequentou o B.A.S.E e o Florestta ?

Aos fãs das baladas na década de 90, não poderia deixar de relembrar o lançamento destas duas grandes e estintas casas lançadas em 1996. Intitulados os 2 primeiros Superclubes de São Paulo. Uma instalada (Florestta) num antigo ringue de patinação no Brooklin Novo, tinha como grande trunfo uma grande área ao ar livre. A outra por sua vez (B.A.S.E), nas dependencias da sauna de um velho hotel na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, na época em que o Dream (de techno) fervilhava nas pistas. Sem dúvida estas casas eram sensacionais e marcaram esta geração que teve a oportunidade de conhecê-las.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Em época de Blu Ray lembra da história do video cassete?

É muito facil vivermos toda esta tecnologia nos dias de hoje, mas gostaria de relembrar o que deu inicio. Tudo começou quando em 1975 foi lançado o sistema Betamax da Sony um video cassete de extrema qualidade, mas que infelizmente foi uma tecnologia que não decolou, pois quem acabou ganhando mercado de massa foi o sistema VHS lançado pela Panasonic e JVC em 1976. Os primeiros modelos, caros, que chegaram ao Brasil um ano depois para revolucionar os hábitos que mudariam o final do século onde à partir daquele momento a possibilidade de cópias de obras autoriais, a multiplicação do hábito de ficar em casa, o controle do consumo do entretenimento estariam agora na mão do telespectador. Quem teve a oportunidade de ter o famoso G9 da Panasonic?

Lembra da TV Pow ?

TV Pow foi um programa de televisão estilo game show, exibido à tarde pelo SBT na década de 80. Apresentado por Paulo Barbosa, o programa foi o precursor no uso de jogos de computador na televisão brasileira. Os telespectadores ligavam para os apresentadores e, numa das telas do cenário, aparecia um jogo de computador. O telespectador tinha que gritar "pow" sucessivamente e, se conseguisse concatenar os gritos com os movimentos do jogo, ganhava pontos que se transformavam em dinheiro. Este programa teve muita audiência na década de 80 sem dúvida quem viveu a geração BOZO deve se lembrar.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Você comeu Amendocrem na colher?


Febre nos anos 80, o Amendocrem era um creme de amendoim que tinha uns bonecos em formato de amendoim, que apareciam no comercial de TV. Houve até uma época que vinha um brinde com o pote, era uma miniatura plástica do boneco. Sem dúvida era bem gostoso e mais do que passar na torrada ou no pão o prazer estava em encher uma colher de sopa e saboreá-la.

Stop, Look, Listen (to your heart) em varias versões.

"Stop, Look, Listen (To Your Heart)" é uma canção escrita por  Thom Bell e Linda Creed. A canção foi um sucesso para o grupo de soul The Stylistics Filadélfia em 1971, e foi coberto como um dueto de Marvin Gaye e Diana Ross em 1973. Sem dúvida fez parte da sessão de lentas das pistas dá Disco e é claro em Baile de Garagem. Outras vozes emplacaram este sucesso como: Michael McDonald e Toni Braxton em 2004, o cantor de Soul Will Downing em parceria com o grande musico e saxofonista Gerald Albright em 1998 e numa nova roupagem num rap aproveitando o refrão, trechos e a melodia no fundo na voz de Styles P. Agora é só comparar.






Kripta um quadrinho de arrepiar, Lembra?

Lançado em 1976 pela Rio Gráfica e Editora com o slogan "Com Kripta, qualquer dia é sexta-feira, qualquer hora é meia-noite". A revista trazia material da Warren Comics e quadrinhos assinados por Neal Adams. Com quadrinhos de terror e outras manifestações de horror e prazer, vampiras gostosas, almas de outro mundo com más intenções atrás de piadinhas e fantasminhas. Sem dúvida este quadrinho que custava nada menos CR$5,00 inicio esta saga dos quadrinhos do mesmo segmento que temos hoje nas bancas.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Alguém lembra do Volponi?

Personagem vivido por Ney Latorraca na novela Um Sonho a Mais, produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo entre fevereiro e agosto de 1985. Com argumento de Lauro César Muniz e Daniel Más, baseado na peça teatral Volpone, de Ben Jonson, foi escrita inicialmente por Daniel Más com supervisão de Muniz. Daniel Más foi afastado da trama que passou a ser escrita por Lauro César Muniz, com colaboração de Mário Prata e Dagomir Marquezi. Contou com 155 capítulos. Nela foi exibido o primeiro beijo gay em telenovelas brasileiras, entre os personagens de Ney Latorraca (travestido) e Carlos Koreber. Contando um pouco da trama: Na década de 1960, Antônio Carlos Volpone é acusado de matar o Dr. Telles, seu futuro sogro, e pai de Stella, sua noiva. Para fugir da acusação, Volpone foge do país, com seu amigo Mosca, faz fortuna, e passa a viver no Egito. Stella casa-se com o ríval de seu antigo noivo, Orlando Aranha e têm uma filha, Mônica.Vinte anos depois, Volpone vê Stella e Mônica passeando pelo Cairo, sente que continua a amando e decide voltar ao Brasil. Para não ser preso, anuncia que está com uma grave doença e por isso vive preso numa redoma de plástico, e como está moribundo, procura um herdeiro. Sua chegada ao Rio de Janeiro atrai a atenção da imprensa, em especial da repórter Amélia Bicudo, que passa a investigar sua vida. Enquanto um ator fica dentro da bolha de plástico, simulando ser Volpone, ele circula disfarçado entre seus antigos amigos e inimigos, investigando quem é o verdadeiro assassino, tentando se aproximar de Stella e vivendo várias aventuras. Volpone assume personalidades como a secretária Anabela Freire, o médico Nilo Peixe, o advogado Augusto Mello Sampaio e o motorista André Silva, tudo isso escudado por seu fiel amigo Mosca. com certeza este personagem marcou época.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Alguem lembra da Kate Mahoney?

Seriado cujo nome era Dama de Ouro, extreou em 1986 na TV Globo, originalmente conhecido como Lady Blue, exibia as aventuras de uma policial na Cidade de Chicago. Kate Mahoney era uma policial muito durona com os bandidos. Ela andava com sua Magnun 357. A série foi produzida pela MGM, Kate Mahoney foi criada pelo produtor David Gerber. A personagem era vivida pela atriz Jamie Rose.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lembra dos Pirulitos Bolete?

Mais uma guloseima que marcou os anos 80. Até hoje lembro do comercial cuja frase marcante e que ficava na cabeça era:
"Bolete o que que é? O Pirulito que é chiclé".

Telejogo o video game do final dos anos 70.

Lançado pelo Philco em 1977, foi ele quem iniciou a saga dos video games. Apesar da simplicidade e de possuir somente três jogos, futebol, tenis e paredão, extremamente simples e sem graça se fossemos toda a parafernalia tecnologica de jogos que temos hoje. Mas com certeza foi uma grande inovação para a época.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Lembra do Drops Dulcora?

Produzido em diversos sabores, sendo que o de frutas foi o mais famoso dos anos 80. Um verdadeiro vicio entre a molecada da época.

Alguem lembra do monstro Sloth ?

Um dos personagens mais marcantes do filme os Goonies. Para quem não lembra o personagem caiu do berço quando era criança e ficou deformado. Cresceu preso nas correntes e seus irmãos Jake e Francis e sua Mãe Mama formavam um grupo de bandidos. Sloth por sua vez não era um bandido e se torna um dos heróis do filme quando conhece o Chuck (Gordo) devido a afinidade com os chocolates. Chuck (Gordo) era outro personagem extremamente engraçado dos Goonies. Os Goonies foi produzido em 1985 contava a aventura de quatro garotos: Chuck (Gordo), Mikey, Bocão e Dado (GOONIES), que encontraram uma mapa do tesouro, tesouro que pertencia a Willie Caolo e a partir dai eles iniciam uma busca muito engraçada atrás deste tesouro. com certeza foi um filme que marcou a infância dos anos 80. 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lembra do Single King Holiday - Tributo a Martin Luther King


Este single foi uma  homenagem a Martin Luther King Jr., um líder dos direitos civis que foi baleado e morto em 1968. A exemplo de "We are the world" O objetivo deste single era arrecadar dinheiro para uma causa. Causa esta que era a própria Fundação King.
Foi Kurtis Blow,  Phil Barnes e Melle Mel que compuseram a música. Kurtis Blow foi chamado por Dexter Scott King  filho de Martin. Segundo Kuritis Blow, Dexter era como seu pai e falava exatamente como ele.
Após diversas conversas saiu o projeto Sun City, um álbum e único que levantou a consciência sobre o Apartheid na África do Sul. Esse projeto foi organizado por Little Steven Van Zandt, que incluíram Kurtis Blow e alguns dos outros artistas como: El DeBarge, Fat Boys, Full Force, Grandmaster Melle Mel, Whitney Houston, Kurtis Blow, Stacy Lattisaw, Lisa Lisa, Teena Marie, Menudo (com Ricky Martin), Stephanie Mills, New Edition, Run-DMC James "JT" Taylor, e Whodini. Mesmo estando envolvido na causa, Steve Wonder e ficou chateado por não ter sido incluido no single "King Holiday".Com certeza este foi um single que marcou a década de 80 com presença garantida nos Bailes de Garagem.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Lembra do Lango Lango?


Com certeza quem vivenciou a infância dos anos 90 deve lembrar deste brinquedo tosco. Lango Lango era bonequinho feio o qual você colocava a mão e ele dava socos.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

It´s Only Love em 2 versões.

Single composto pelo grande maestro e músico Barry White em 1978. Teve uma repaginada por nada menos que Simply Red em 2002. Eu diria que ambos dignos dos Bailes de Garagem, lógico que cada um ao seu estilo e momento. Vale dar uma conferida.



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Em época de Tecnologia voce já teve a oportunidade de ter um TK 85?

Tive a oportunidade de ter um TK 85, computador pessoal da década de 80. Foi lançado em 1983 e tinha como tipo de programação a linguagem Basic. Era pura inovação para a época. Vinha somente o teclado, tínhamos que plugá-lo a uma televisão e é claro a um gravador com fita cassete. Pois era na fita cassete que se armazenava os arquivos. Para ter uma idéia o barulho do arquivo quando estava carregando era similar ao de um fax antes da transmissão. Sem dúvida muitas adolescentes e jovens tiveram seu primeiro contato com os computadores através desta maquininha.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Lembra da Abertura do Clip Trip na TV Gazeta ?

Para quem não sabe este programa começou na década de 80 e chamava Realce e era apresentado pelo Mr. Sam, o mesmo que lançou a Gretchem e fazia o comercial da jeans Tarka. Após anos no ar pela TV Gazeta, em 1986 o programa mudou de nome e passou a se chamar Clip Trip e ficou no ar também 1990 sendo apresentado pelo locutor e VJ Beto Rivera. Ficou um tempo fora, mas posteriormente em meados de 90 voltou a ser exibido na própria TV Gazeta pelo mesmo VJ. Para quem não sabe a música de abertura e que também fez grande sucesso nas baladas e nos Bailes de Garagem era de Bomb the Bass "Beat dis".

Direto do Tunel do Tempo - Lembra da música Yes? Bem trash.

Não lembro de ter ouvido outro single do Tim Moore, alias acredito que foi o unico single dele que fez sucesso.
Yes, que foi tema da segunda versão da Novela Selva de Pedra, exibida pela TV Globo na década de 80, extressou as emissoras de rádio e os ouvidos de todos, pois tocava muito nas rádios e nos Bailes de Garagem. Para quem não lembra do Tim Moore ou da música ai vai um vídeo bem trash que encontrei no blog Mofo.TV . O mais triste é a tradução.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Quem usou o New Balance dos anos 90?

Moda nos anos 90, o New Balance a exemplo do Nike Velocity, foi um dos tenis mais usados nos anos 90.Produzido na cor cinza e azul marinho, o tenis circulava pelas ruas e pelas baladas dos jovens desta década.
Inclusive cassando as imagens do tenis para colocar no blog, acabei descobrindo que a marca tem interesse em relançar o modelo 1600 que foi um dos clássicos na época.