Quem sou eu

Um publicitário que vive a nostalgia dos anos 70, 80 e 90.

domingo, 1 de novembro de 2009

Que fim levou Maurice do Earth, Wind & Fire ?

Um dos meus primeiros posts foi a respeito desta banda que julgo ser uma das melhores bandas de Funk, R&B, Disco Music e Soul. Fundada em 1969 nos Estados Unidos na cidade de Chicago por Maurice White, com o nome de Salty Peppers, o Earth, Wind & Fire teve uma quantidade absurda de integrantes. Hoje em dia ela conta com dez músicos. As formações foram inúmeras, mas o coração do EWF era Maurice. Era em torno dele que tudo girava. Maurice trabalhou diversos gêneros musicais, isto explica a passagem de diversos músicos pela banda; para se ter uma idéia até músicos brasileiros como o percussionista Paulinho Costa passaram por lá. Maurice nasceu em Memphis em 1941. Em Chicago na sua adolescência, Maurice começou a trabalhar como baterista da gravadora Chess Records, em 1967 passou a integrar o Ramsey Lewis Trio onde ficou pouco tempo. Em 1969 ele juntou-se a dois amigos Wade Flemons e Don Whitehead e assinou contrato com a gravadora Capitol sob o nome Salty Peppers, porém Maurice resolveu mudar para Earth, Wind & Fire pois não achou o nome agradável.
O nome da banda foi baseado no signo de Sagitário (signo de Maurice), na astrologia o signo de Sagitário tem como elemento de regência natural o fogo e regências sazonais a Terra e o Vento, isto tudo ainda em 1969. Maurice ficou na banda até a década de 90 quando anunciou que era portador do Mal de Parkison e se retirou das turnês do EWF. A banda continua se exibindo sob a liderança de Philip Bailey , com Verdine White, seu irmão e Ralph Jones. Maurice manteve a Kalimba Records e ainda hoje produz alguns álbuns de outros artistas da black music, uma de suas últimas aparições com o EWF, foi  uma  turnê feita no Japão em 1990, cuja exibição gerou o DVD Earth, Wind & Fire Live.
E para finalizar, não poderia deixar passar batido, portanto ai vai "September" um dos clássicos da banda  tocado neste show, ao som dele, Maurice.


Nenhum comentário:

Postar um comentário