Quem sou eu

Um publicitário que vive a nostalgia dos anos 70, 80 e 90.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Alguém lembra da BMX Super

Será que alguem lembra da novela Braço de Ferro que passava na década de 80 na TV Bandeirantes com o ator ainda criança Selton Mello e o Marcos Quintela, o mesmo que virou Dominó e atualmente é VP de Operações na agência de Publicidade Young&Rubicam. Esta novela de Marcos Caruso com direção de Jaime Monjardim, passava na minha infância e espelhou a infância de muitas crianças na época. A novela tratava da aventura de um grupo de crianças em suas bicicletas de cross que aprontavam pelas ruas da cidade. A novela foi um "boom" para o segmento de bicicletas, acredito que marcas como a Caloi e a Monark nunca venderam tanto. A caloi com a CALOI CROSS e a Monark com a BMX PANTERA e BMX SUPER, esta última eu tive o privilégio de ganhar uma, ela imitava uma moto de cross, com paralama, tanque, banco e placa com numeração com o ano de produção. A bike (ao lado) tinha estilo para a época seu principal diferencial além do design era o freio no pedal.
Esta abaixo era a BMX Pantera. Caso alguém queira ver ou relembrar esta novela é só entrar neste link : http://www.jaymemonjardim.com.br, e procurar na parte de trabalhos, lá estão todas as obras de Jaime Monjardim, incluindo Braço de Ferro.



James West o 007 do Western

Algumas pessoas não devem entender esta ligação, outros podem até perguntar: O que James West tem de ligação com 007. E quando se lembram de James West associam automaticamente àquele longa com o rapper e ator Will Smith que foi as telas do cinema em 1999 com o nome Wild Wild West. Eu diria que não estou falando deste, mas sim da série de Western que passava na década de 80 com Robert Conrad (James West) e Ross Martim (Artemus Gordon). A série era sensacional muita parecida com o longa de Will Smith, uma mistura de Western com Ficção. O personagem também morava no trem junto com seu parceiro Artemus (mestre dos disfarces). Trabalhando para o governo, com suas artimanhas, truques, socos e pontapés, tiros e rodeados de mulheres bonitas eles enfrentavam o crime. Acredito que agora os fãs de 007 começam a entender a ligação, principalmente se trouxermos para este cenário o ator Sean Connery.
Mas se ainda existir alguma duvida na ligação entre eles, ai vão alguns vídeos para relembrar, não poderia de ixar de colocar Will Smith na versão clipe, a abertura do seriado e é claro destacar a feliz  montagem que tem no YouTube que mistura as imagens do clássico do Western com o audio do 007.








quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Alguém lembra de Manimal ?

Falando em série, acho que poucos se recordam desta série que passou na  TV Globo e na Manchete. Contava a história de Jonatham Chase, um cara rico e com um passado misterioso , el conseguia se transformar em qualquer animal que quisesse. Ele usava este artifício para combater o crime.

Aproveitei para dar uma navegada na web para buscar mais informações sobre sua transformação e encontrei o seguinte: Para fazerem os efeitos especiais eles usavam moldes de gesso com seu rosto para criar as mascaras e uma técnica chamada Chroma Key, que consiste em projetar imagens em fundo azul ou verde, para criar os efeitos de transformação. Esta série é de 1983 e tiveram poucos episódios.


Laredo um Western do passado

Com a sacada da Turner em lançar o TCM, foi inevitável a minha afinidade com a emissora. Não posso deixar de parabenizá-los pelo feito. Podemos acompanhar diversas séries do passado e da infância. Algumas delas têm um dom de trazer as nossas lembranças as imagens do passado. Outro dia estava assistindo Chaparral um a série de Western do passado. Automaticamente, lembrei de outras da época, ambas passavam na Record, sendo uma a cada dia. Lembro como se fosse ontem, quando após o jantar ficava ao lado do meu pai no quarto curtindo séries como Bonanza, Chaparral, O Pioneiro e LAREDO, alias esta última é uma das que torço muito para que volte a passar no TCM. Para quem teve a oportunidade de curtir sabe do que estou falando.  A série foi produzida nos mesmos estúdios que Bonanza e trazia em seu elenco: William Smith, Peter Brown, Philip Carey, Neville Brand.  Fez grande sucesso lá fora acompanhando o estilo de Bonanza. No Brasil passava todas às quintas-feiras à noite no inicio da década de 80. Para quem viveu esta decada,  e teve a oportunidade de assistir ai vai uma lembrança.



quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Que saudades do Estrelão


Pegando mais uma carona neste último Dia das Crianças, fui visitar meu sobrinho para levar-lhe um presente. Quando cheguei a casa dele, fui surpreendido por ele com um convite para jogar uma partida de futebol, não um futebol comum, mas sim o futebol de Botão. Para minha surpresa não era uma mesa oficial, com botões oficiais e bolas de feltros, era o bom velho ESTRELÃO, aquele pequeno que mal cabiam os 10 botões de cada time, com a bolinha de plástico achatada e goleiro de plástico com pino cumprido para encaixar e mantê-lo de pé. Foi inevitável a lembrança da minha infância quando revezávamos onde seria a próxima competição, se em minha casa, se na casa de um amigo. Fazíamos até chaves para seguir a risca as competições oficiais de Futebol. Era um ritual antes de iniciar o jogo. Separávamos os times, escolhíamos as palhetas e passavamos um talco no ESTRELÃO para os botões deslizarem melhor durante o jogo.  Eu tinha amigo que se sujeitava até a "radiar"(era assim que falavamos na época). Que bom saber que além de Palystation, XBox e Wii, ainda temos estes brinquedos simples e eficazes.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Playmobil ontem e hoje


Outro dia me surpreendi ao descobrir que meu sobrinho gostaria de ganhar de presente de Dia das Crianças os bonecos Playmobil. Foi inevitável a minha surpresa ao saber que este brinquedo da minha infância, no inicio dos anos 80, estava sendo vendido novamente. Agora bem evoluído com uma série de apetrechos. É só comparar a diferença entres os bonecos da época e a variação de bonecos e apetrechos existentes hoje.

Anos 80 e hoje em dia


You Are Everything em 4 versões

É impressionante como os grandes clássicos são aproveitados em novas versões musicais em ritmos diferentes e em vozes diferentes.
Um clássico como "You Are Everything", não fez por menos. Na linha soul foi escrita por Thom Bell e Linda Creed, lançada originalmente em 1971. A sua gravação atingiu a posição 9 na Billboard Hot 100. Lançado pela Motown, com as vozes ilustres de Diana Ross e Marvin Gaye, o álbum Diana & Marvin, alcançou a posição 5 nas paradas britânicas em abril de 1974 com esta versão musical.,também alcançou a posição 13 nas cartas do holandês e posição 20 na Irlanda Singles Chart.
A segunda versão não fez por menos, sobre a voz de Stylistics em 1972, e albúm produção também por Thom Bell, fez com que a banda obtevesse 12 Top 10 consecutivos na parada norte-americana (Billboard). "You Are Everything", estava entre os sucessos da banda. As grandes composições de Thom Bell e Linda Creed, consagraram os Stylistics como um dos grupos de Soul mais populares da primeira metade dos anos setenta. A banda tinha um dos maiores falsetes da época com Russell Thompkins Jr.
Ambas versões tocaram muito no Brasil nas tradicionais Discotecas e nos bons e velhos BAILES DE GARAGEM.
A terceira versão vem ao som de Mary Jane Blige, uma grande cantora, compositora e produtora de R&B, Pop e soul. Esta versão acompanhou um dos seus grandes álbuns Share May World lançado em 1997. Uma versão bem modificada sobre a produção e o swing do R&B, mas sem perder a essência.
E para fechar não poderia deixar passar batido a versão remix com o falecido e ledendário TuPac, um dos maiores rappers que já existiu. Esta produção faz uma junção com a versão do Stylistcs com o HipHop.


Agora é só ver e ouvir.










Under The Bridge em 2 versões

UNDER THE BRIDGE está no álbum Blood Sugar Sex Magik. Esta música foi lançada em 1991 e fez um grande sucesso pelos Estados Unidos e pelo mundo. Ela foi escrita por Anthony Kiedis, o vocalista, do RED HOT CHILI PEPPERS banda de rock alternativo dos Estados Unidos formada em Los Angeles, Califórnia em 1983. A banda é composta por quatro membros, o vocalista Anthony Kiedis, o guitarrista John Frusciante, o baixista Michael “Flea” Balzary e o baterista Chad Smith.

Em 1997 a banda inglesa All Saints composto por Natalie Appleton, Nicole Appleton, Shaznay Lewis e Melanie Blatt. regravou a musica numa versão mais R&B, além deste sucesso o álbum trazia em seus repertório o sucesso "Never Ever", esta por sua vez chegou ao 1º lugar no Reino Unido por duas semanas e na Austrália por sete semanas consecutivas.

Agora é só ver e ouvi as 2 versões:




sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Rei Arthur da minha infância

O outro dia estavamos numa roda de amigos conversando sobre nossas lembranças de infância e entre os desenhos lembrados, eu recordei de um que assistia quando chegava da escola. Ele passava no SBT por volta de umas 13h00, acredito que em 1985 ou 1986. Era o desenho do Rei Arthur só que japonês, não via a hora de chegar da escola para assistí-lo, na época passava antes do Chaves, é acreditem já passava Chaves nesta época.




Ontem e Hoje


Ontem fui surpreendido com um presente bem interessante que não poderia deixar passar batido.
Ganhei um walkman da Sony, pequeno, prático e moderno. Alguém pode até perguntar: Qual a ligação deste produto com o perfil do blog?
Bem eu diria tudo, pois fez eu voltar no tempo e lembrar do meu primeiro Walkman, grande sem muito recurso e com capacidade para um fita cassete de no máximo 90 minutos de musica, afinal era o que tinhamos disponivel na época e que dificilmente eu comprava pois sempre dava problema, preferia as de 60 minutos. A pilha não durava quase nada, sem contar que quando ela começava a ficar fraca a musica tocava em slow motion. Olha o tamanho das crianças.




Que fim levou JT Taylor ?

Tive a oportunidade de comprar este DVD à uns 6 meses atrás, aliás recomendo. Trata-se de um show realizado pelo Kool & the Gang em 2006 com quase toda a formação original exceto pelo vocalista e alguns novos amigos integrantes do grupo. Com a presença ilustre dos irmãos Bell, fundadores da banda,  o show trás os grandes clássicos do pop soul dos anos 80 como: "Get Down On It", " Celebration", "ladies Nigth", "Tonight", "Joana", entre outros. Além de algumas entrevistas e históricos da origem da banda. O que me surpreendeu foi o desempenho do vocalista, mais jovem em relação aos demais integrantes e com o mesmo swing parecido com o de  JT Taylor, digo parecido pois depois que escutamos uma musica e aprendemos a gostar dela com um vocal dificilmente acostumamos quando muda.
O grande JT Taylor ingressou na banda em 1978 e assumiu o vocal em 1979, ficou na banda até 1988 e a frente da banda agitou as pistas cantando os grandes clássicos.
Em 1989 iniciou sua vida solo lançando seu primeiro álbum "Master of the Game" , fez um dueto com Regina Belle "All I want Is forever". em 1991 lançou seu segundo álbum "Fell the Need", onde fez sucesso com a musica "long Hot Summer Night" num dueto com Stephanie Mills.
Taylor retornou ao Koll & The Gang em 1995, lançou seu quarto álbum solo em 2000 "A Brand new Me"
E sua ultima aparição foi em 2008 quando homenagiou o até então candidato a presidência dos EUA, Barack Obama com a música "Winner".

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A luta por um vinil


Ainda me lembro daquele dia em que meu irmão me chamou para ir ao Centro da cidade, era uma manhã de férias, pois naquela época (1981) eu só estudava.
Ele estava desesperado para comprar aquele vinil ou LP, como era chamado na época.
Nós andamos por várias lojas de disco no Centro e nada de encontrar, eu meio sem entender nada afinal não sabia do que se tratava, nunca havia ouvido falar na banda apesar de já ter ouvido algumas músicas, eu não associava as músicas a banda.
Após rodar algum tempo no Centro, chegamos a uma das mais tradicionais lojas de disco da época, ai meu irmão disse:
- Se não acharmos aqui, não acharemos em lugar nenhum.
Esta loja ficava próxima do Teatro Municipal e seu nome era Museu do Disco.
A loja era fantástica, tinha um grande repertório de clássicos e atuais em seu estoque.
Meu irmão ansiosamente chegou ao vendedor e perguntou se eles tinham o último LP do Earth, Wind & Fire, aquele com uma esfinge na capa meio rosa, meio lilás, que tem a música Let's Groove. Eis que o vendedor falou:
- Não temos ainda, mas está para chegar, se quiser encomendar.
Obviamente que ele encomendou. O LP chegaria em algumas semanas e teríamos que controlar nossa ansiedade até a sua chegada, eu por curiosidade e ele pelo desejo de ter um vinil que se tornaria um clássico deste segmento musical.
O tal sonhado dia chegou e voltamos à loja para pegar o LP. Chegando em casa fomos direto para a sala e próximos ao bom e velho 3 em 1 colocamos o LP para tocar. Foi ai que entendi a luta pela compra daquele vinil.
O albúm de nome RAISE foi lançado em 1981, levou disco duplo de platina e trazia músicas como "My love Wanna Be with You" e "Let's Groove".
Agora é só recordar

Let's Groove - EWF

My Love wanna Be With You - EWF




segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pinus Magicos

No final da decada de 70, início dos anos 80 para quem não tinha poder aquisitivo e sonhava com os brinquedos da LEGO, existia a opção de um brinquedo mais barato, conhecido como PINOS MÁGICOS, vinha em caixa ou saquinhos. Eu chamava de ligue-ligue e adorava quando minha mãe vinha da rua e me presenteava com um saquinho ou até uma caixa. Era um brinquedo bem educacional, pois dava para usar a criatividade montando naves, carros, bonecos entre outras coisas.

Aproveitando a lembrança...


Vamos recordar do salto no vácuo com joelhada.

Judoca (este era o nome no Brasil)



Este desenho era muito legal e passava na Record nos anos 80 antes do Sawamu. Hoje ainda vejo pessoas falarem que lembram do Sawamu, mas dificilmente escuto alguém falar deste desenho que era tão bom quanto.

Mais uma versão de Fantasy - Black Box

Como tudo começou

Em 1979 com sete anos de idade fui convidado juntamente com meu primo Marcelo de oito, pelo irmão dele Tadeu, para conhecer a casa noturna que ele tocava na Rua Augusta em São Paulo. Acreditem se quiser, foi fantástico. Ele conseguiu armar um esquema para entrarmos numa manhã, pois especificamente naquele dia a casa faria um evento especial de manhã e ele tocaria.
Tadeu conseguiu burlar a segurança e falar direto com o responsável pela casa (Caca). O nome da casa era Esculacho (não sei se é assim que escreve, afinal faz 30 anos).
Meu primo era DJ residente na casa e tocava muito, alias não sei por que não seguiu carreira.
A casa era fantástica, cheia de espelhos e luzes na pista, muito parecida com a que John Travolta dançou em Os Embalos de Sábado à Noite, ao som de Bee Gees.
Em dado momento pessoas dançavam de forma homogenia na pista, não tinha como não prestar atenção nos tradicionais passinhos.
Agora imaginem um ser de sete anos mais um de oito anos no meio daquela turma, era inevitável que não passaríamos despercebidos.
Fomos chamados para se juntar ao grupo e fazer o passinho junto com eles, não lembro se ao som de Bee Gees ou Koll and the Gang, mas ingressamos ao grupo, e com toda a minha timidez acreditem se quiser começamos a dançar igual a eles.
Acredito que neste dia iniciou minha paixão pela musica e particularmente pelos anos 70 começou.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009